71 9.9356.9036

Contra Costa

Da Ilha de Itaparica

Um vasto e extenso manguezal reina absoluto em toda a contracosta da Ilha de Itaparica.

Formado a partir do encontro das águas doces dos rios Mucujó, Santana, do Judeu, das Pedras e da Dona, dentre outros, com as águas salgadas do mar, o imponente manguezal é responsável pela manutenção de toda a vida marinha e também por um dos mais belos cenários da região

Habitat natural de caranguejos, mariscos, peixes, guaxinins, tatus, tamanduás, raposas, macacos e, até mesmo, espécies ameaçadas de extinção – como o lobo-guará -, o manguezal encanta pela beleza peculiar e toda a diversidade de sua flora que se espalha por entre braços de mar, foz de rios e canais navegáveis. Algumas aves, como a garça, pato selvagem, frango do mangue, corujas e inúmeros pássaros, costumam dar o ar da graça em balés aéreos.

Entre a área de mangue e a terra firme – “apicum” -, praias de areia branca e águas claras contemplam o visitante em períodos de maré baixa. Durante a maré alta, forma-se uma lâmina d´água bastante rasa. O local é ideal para a prática do trekking. Já em frente ao atracadouro de Cacha-Pregos, existe uma marina seca, onde se pode contatar donos de barcos e lanchas para o aluguel e, a partir daí, fazer passeios de barcos com duração média de seis horas (com maré cheia). Dentre os roteiros, em contato direto com a natureza e com direito a trilhas ecológicas e observação da diversificada fauna, o do Rio Fundo ou “Caminho da Lenha” – antiga rota dos saveiros carregados de lenha – e o contorno à ilha Carapeba são imperdíveis.