71 9.9356.9036

Situado no coração da Bahia

O Parque Nacional da Chapada Diamantina abriga uma imensa diversidade biológica, em meio a paisagens deslumbrantes, e envolto pela atmosfera histórica e a rica cultura local, honrando a posição de um dos principais destinos de Ecoturismo do Brasil.

1º Dia:

Salvador – Lençóis
Receptivo no Aeroporto Internacional de Salvador ou local a combinar. Traslado para Lençóis e check-in na pousada. Noite: tour pelas ruas de paralelepípedo e casarões coloniais da histórica cidade, que abriga também uma diversidade de restaurantes, com uma variedade de comida regional, vegetariana, francesa tailandesa, mexicana e italiana (Jantar não incluso). Pernoite em Lençóis.

2º Dia:

Lençóis: Serrano, Salão de Areias Coloridas, Cachoeirinha, Cachoeira da Primavera e Poço Halley
O primeiro destino é o Serrano, trecho onde o leito do Rio Lençóis apresenta vastos conglomerados de rochas coloridas e polidas, formando caldeirões de hidromassagem naturais, ideais para banho. A trilha prossegue rumo ao curioso Salão de Areias, um pequeno labirinto de formações rochosas multicoloridas, que, em decomposição transformam-se em areias coloridas, utilizadas no artesanato. Descendo entre os rochedos, a poucos metros do Serrano, está a Cachoeirinha; queda d’água cristalina e que propicia um excelente banho. Seguindo a caminhada, chegamos a Cachoeira da Primavera, de tom ferruginoso por conta do terreno de pedras onde as águas do Rio Grizante formam a queda d’água. O Poço Halley ou Paraíso, considerado um dos mais bonitos e agradáveis da região, apresenta piscinas naturais e cascatas de águas relaxantes, emolduradas pela bonita vegetação de entorno. Noite livre. Pernoite em Lençóis. Trilha leve a pé, de aproximadamente 4 Km.

3º dia:

Lençóis / Iraquara / Palmeiras: Rio Mucugêzinho, Poço e Cachoeira do Diabo, Caverna da Lapa Doce, Gruta da Pratinha e Gruta Azul e Morro do Pai Inácio
Café da manhã. Ida de carro com destino ao Rio Mucugezinho. Caminhada de 20min pela margem do Rio, em seu leito de pedras desalinhadas, formando tobogãs e várias cachoeiras e saltos. O maior deles, o Poço do Diabo, tem 22m de queda e um lago muito agradável para banho, com rappel e tirolesa opcionais. O passeio prossegue de carro até a Gruta da Lapa Doce, no município de Iraquara. De formação calcária, com aproximadamente 850m de extensão, a gruta é toda desenhada por espeleotemas, colunas, estalactites e estalagmites de fascinante. Próximo destino é a Gruta da Pratinha (6Km de carro, em estrada de chão), escavada caprichosamente pelo rio Pratinha, de águas transparentes em tom azul, enfeitado por pequenas conchas que, em um belo contraste com o azul das águas, reflete o brilho prata que deu nome à Gruta. Nas águas, vivem cerca de dez espécies de peixes, facilmente visualizados a olho nu. Mergulho de snorkel, tirolesa e flutuação são opcionais. Última parada é o Morro de Pai Inácio. Um dos mais tradicionais cartões postais da Chapada, o Pai Inácio descortina uma vista panorâmica e privilegiada de toda a região, com direito a contemplar um dos mais belos pores-do-sol. Retorno a Lençóis para jantar. Pernoite em Lencóis.